UPM

Roménia

“Petru Maior” uma Universidade de Targu Mures, faz parte do Sistema educativo da Roménia, é uma instituição estatal de educação superior e pesquisa cientifica. Os dois componentes da sua atividade são mantidos em equilíbrio a nível quantitativo e qualitativo, em proporções relativamente iguais. O corpo docente, os investigadores e pessoal administrativo estão focados em facultar os parâmetros qualitativos, que permitem a transformação da nossa instituição, de universidade regional numa universidade de caráter nacional.

       A cooperação internacional representa uma prioridade na Universidade “Petru Maior”, materializada em políticas e programas criados, em conformidade com a Declaração de Bolonha de 1999, com a legislação romena e com os princípios de autonomia académica. A Universidade é um membro da IAU, EUA, AUF, EPUF, tendo aderido à Carta Magna das Universidades Europeias, assinada em Bolonha, em setembro de 2005. A participação da Universidade de "Petru Maior" de Targu Mures, nos programas europeus para o ensino superior como o TEMPUS, ERASMUS, LEONARDO DA VINCI, JEAN MONNET, obteve um crescimento significativo a cada ano, com resultados positivos na qualidade da educação, assim como um crescimento relevante dos contratos de investigação científica. Estamos a incentivar e a promover a participação em programas de mobilidade, intercâmbio académico e estágios industriais, programas intensivos e desenvolvimento curricular.  

    Todas as atividades realizadas no âmbito dos Programas Internacionais são apoiadas por acordos mútuos assinados previamente com universidades da Áustria, Bélgica, França, Itália, Grã-Bretanha, Hungria, Irlanda, Grécia, Espanha, Holanda, Dinamarca, Turquia, Noruega, Bulgária, Polónia, Eslováquia.

A universidade tem, na sua estrutura, três faculdades, cada uma com departamentos distintos:

  • A Faculdade de Engenharia, com dois departamentos: o Departamento de Gestão e Engenharia Industrial, e do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores;
  • A Faculdade de Ciências e Letras, com três departamentos: o Departamento de Informática, Departamento de História e Relações Internacionais, e do Departamento de Filologia;
  • A Faculdade de Economia, Ciências Jurídicas e Administrativas, com três departamentos: o Departamento de Gestão-Economia, do Departamento de Finanças, Contabilidade, e do Departamento de Disciplinas Jurídicas e Administrativas.

Os estudantes beneficiam de acesso livre a todos os laboratórios e acesso gratuito à internet. Alguns dos laboratórios da universidade são: Ciência da Computação; Geometria Descritiva e Desenho Técnico; Computação Gráfica; Equipamento de Automação; Mecânica dos Fluidos e Materiais de Hidráulica; Condutores Elétricos; Eletrónica de Potência; Ferramentas de Corte; Máquinas-ferramentas; Tecnologia de prensagem a frio; Tecnologia de Construção de Máquinas; Tecnologias Não-Convencionais; Tratamentos Térmicos; Resistência dos materiais; As vibrações mecânicas; Estudo de Materiais; Máquina Elementos e mecanismos; Tribologia; Medição e Transdutores; Eletrotécnicas; Microscopia Eletrónica; Química; Controle Técnico; Construção de dispositivos; Dispositivos Hidropneumáticos; Sistemas Elétricos; Equipamento elétrico; Proteção Elétrica; Redes elétricas; Uso da Energia Elétrica.

A universidade tem e incentiva o funcionamento de vários centros de investigação:

  • ““Tecnologias Avançadas para o Design Assistido e Manufaturação”;
  • ““Gestão de Energia e Electro Tecnologias”;;
  • O Centro de Crítica Literária e História: A modernidade e pós-modernidade na literatura romena do século 20;
  • O Centro de Investigação Científica de Elites romenas;
  • O Centro de Investigação em Ciências da Computação;
  • O Centro de Pesquisa de Economia;
  • O Centro de Investigação "Otimização do Desempenho das Organizações";;
  • O Centro de Investigação em Linguística Aplicada e Estudos Culturais;
  • O Centro de Investigação em Direito e Ciências Sócio Humanísticas;
  • O Centro de Investigação do Urbanismo e Políticas Públicas.

Quem Somos

O Projeto I-YES “Melhore as Suas Competências Emocionais” está integrado no Programa Europeu Erasmus + para a educação e formação. Este projeto irá decorrer entre setembro de 2015 e agosto de 2017. Saiba mais…